Na manhã de quinta-feira,14 de dezembro, o time do Santos disputou a semifinal contra o time japonês Kashiwa Reysol. O Santos venceu por 3×1, sendo um gol de Neymar, um de Borges e o outro do lateral Danilo.
Interessante é notar a abordagem dada pela reportagem do Jornal Nacional sobre o fato. A manchete foi ”Santos vence com show de Neymar”. Mas quem assistiu à partida pôde perceber que o atacante teve o seu papel na partida, mas o time em si fez um papel muito maior na vitória. O engraçado é que ao falar sobre o primeiro gol de Neymar. Mostrou-se uma movimentação feita por ele, logo após mostraram o próprio falando o que pensou no momento do gol, tentando assim ressaltar a genialidade do garoto.
Quando o repórter foi descrever o segundo gol da partida, ao invés de comentar sobre a forma a qual o gol foi feito, eles se preferiram comentar que “o atacante Borges não tocou para Neymar, mas o mesmo estava ali por perto”. E para finalizar, sobre o terceiro gol, mostraram o “Astro” comemorando com o autor do gol Danilo.
Devemos perceber que há tempos, a Globo tem mostrando Neymar como o dono do Santos, o atleta que carrega o time nas costas, na verdade a um esquecimento das verdadeiras estrelas da equipe. O meio de campo Ganso tem um papel fundamental na articulação da equipe, além do goleiro Rafael, e outros jovens atletas iguais ou até mais talentosos do que o astro da equipe.
O que na verdade acontece com o Neymar, é que ele além de ser um bom jogador é um fenômeno midiático, nada naquele “garoto” é por acaso, existe uma empresa por detrás dele, como por exemplo a 9nine, do ex-atacante Ronaldo, fazendo o trabalho com a imagem do “astro”. É nítido o aumento de comerciais feitos pelo mesmo. Não custa nada lembrar o estreito laço entre o Ronaldo e a Globo, desde a época que o mesmo era atleta profissional, e o famoso narrador Galvão Bueno “enchia a bola” do atleta, mesmo ele indo mau em jogos. Acredite, nada é por acaso.
Por tanto, Neymar é o time do Santos? Ele o carrega nas costas? É isso que eles querem que acreditemos?

Nenhum comentário:
Postar um comentário