quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A internet como espelho e fonte

Por Alisson Leandro

A atual era da informação e comunicação onde as pessoas estão expostas as mais diversas formas de conhecimento e idéias, onde todos os acontecimentos são noticiados em tempo real, e as delimitações de barreiras físicas não impedem o acesso e intercruzamento de cultura entre povos, vem sendo sustentada pelo hibridismo que ocorre entre os meios e tecnologias da comunicação. Essa convenção é justificável à medida que tradicionais mídias que antes eram soberanas nessa esfera comunicacional começaram a perder seu espaço decorrente do desenvolvimento e popularização da internet nas sociedades. Para tanto, foi preciso rever as formas pelas quais TV e rádio, por exemplo, operavam no que se diz respeito aos vínculos de contato direito e participação com os telespectadores e ouvintes. A medida encontrada não poderia ser mais plausível se não a conexão entre eles, em vez de um ineficiente embate entre os mesmos onde muitos só tenderiam a perder sua parcela de audiência. O suporte comum para isso vem sendo a internet, cada vez mais soberana entre as demais mídias e que também não deixa de levar consigo as especificidades das demais. É dela de onde vem sendo extraído boa parte do conteúdo veiculado nos grandes meios e das idéias de relação entre a mídia e o consumidor final, geralmente pautada na interatividade, característica e virtude máxima da internet.

Recentemente em várias entrevistas concedidas devido ao lançamento de seu livro, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, quem muito contribuiu para a implementação do atual modelo de televisão brasileira, ressaltou, quando perguntado, que a renovação da forma de operação de conteúdo de meios como a Tv é cada vez mais necessária e urgente, onde essa reestruturação passa fundamentalmente sobre o viés da ligação direta entre as mídias. De fato, não é possível ver um futuro longo para as grandes cadeias de rádio e tv se a referência não passar a ser a internet. Talvez o grande dilema a ser debatido é sobre a forma pela qual os tradicionais meios vão refletir as singularidades presentes na web e trazê-las para si. Para tanto, maneiras experimentais estão sendo testadas, em alguns casos até com significativa eficiência e resultado, mas ainda de um jeito tímido e pouco completo. Essa renovação precisa ser constante para de fato ser sustentável e atrativa, ela precisa percorrer diferentes caminhos e atender cada vez mais sua audiência.

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